Foto: Bernardo Varone (Esquadrão da Alegria/Divulgação)
A Organização não Governamental (ONG) Esquadrão da Alegria está com seleção aberta para novos membros. A ONG reúne palhaços "especializados em besteirologia", que realizam visitas em hospitais de Santa Maria há mais de 10 anos.
Quem quiser participar do Esquadrão da Alegria deve preencher o formulário. Na sequência, acontecem entrevistas presenciais, em 25 de agosto. Os selecionados devem participar obrigatoriamente de uma oficina de formação em 30 e 31 de setembro e 1º de outubro em Santa Maria, com local ainda a ser confirmado. Após isso, a última etapa dos aspirantes a besteirologistas é acompanhar um membro da ONG em uma visita em hospital, para, então, confirmar se o novato está apto.
Após ser integrado à equipe, será cobrada a frequência mínima de duas visitas por mês, sendo que cada uma leva duas horas.
VÍDEO: músicos se emocionam com homenagem sobre os 10 anos de carreira
O Esquadrão
A ONG é composta por pessoas de diferentes áreas e idades, sem restrição de formação. A única exigência para a seleção é que os candidatos sejam maiores de 18 anos.
O Esquadrão surgiu em 2008 no Coração do Rio Grande e, depois, expandiu-se para as cidades de Canoas e Porto Alegre. A seleção aberta atualmente é apenas para o grupo santa-mariense.
O grupo tem parcerias com hospitais, onde acontecem as visitas. Em Santa Maria, os parceiros do Esquadrão são os hospitais de Caridade, Universitário, Casa de Saúde e o HGU. Normalmente, duplas ou trios de palhaços visitam os locais propondo brincadeiras e animando pacientes, funcionários e acompanhantes. Entretanto, não são todas as alas que podem receber as visitas.
VÍDEO: aposentada faz roupas para crianças em situação de vulnerabilidade social
O Esquadrão mantém dois canais de comunicação para quem quiser contatar a ONG, pelo Facebook e pelo Instagram.
Etapas da seleção:
- Preenchimento do formulário
- 25 de agosto: entrevistas
- 30 e 31 de agosto e 1º de setembro: oficina de formação